A primeira edição do projeto Dialoga, organizado pela diretoria de Cultura da ARI Serra Gaúcha, nesta quarta-feira (12), abordou a saúde mental dos profissionais de comunicação e foi bastante reflexiva.
A partir dos pontos compartilhados pela convidada, a psicóloga Sandra Santini, jornalistas, fotógrafos, relações públicas, publicitários puderam analisar como está sendo cuidada a mente e de que forma se priorizam determinadas situações que podem estar prejudicando a saúde mental.
Durante o bate-papo, no Zarabatana Café, no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul, Sandra falou do perfil multitarefa dos comunicadores e respondeu perguntas sobre “desligar” após o expediente e não se tornar um refém das redes sociais, principalmente dos aplicativos de mensagem, como o WhatsApp. Quanto isso vale nossa saúde?
Um outro ponto que gerou bastante discussão entre os convidados é saber dizer não a uma nova tarefa, seja ao chefe, seja ao cliente. Impor limites, segundo Sandra, é importante para não ficarmos sobrecarregados. A psicóloga explanou sobre as mudanças que já estão ocorrendo nas empresas quanto à cultura organizacional e ao quanto perceber o outro é fundamental nesse processo de desenvolvimento humano.
A escuta ativa, uma forma de comunicação bastante antiga, mas pouco utilizada, faz toda a diferença. Perceber os sinais de ansiedade, angústia, traumas, no outro e em si.
A roda de conversa sobre a temática foi bastante agregadora e fundamental para entendermos que somos seres humanos acima de tudo. Que o profissional e o pessoal são uma coisa só, e que precisamos cuidar não apenas da saúde do corpo, mas da mente para termos qualidade de vida.
Comments