top of page

Ari Serra Gaúcha completa 21 anos de atuação

Nossa história começou em 2003 e vem se consolidando por reconhecer quem ajuda a transformar o mundo pelo necessário e bonito ofício de COMUNICAR






A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) Serra Gaúcha, que completa 21 anos hoje (28/05/2024) e deseja celebrar essa data com a comunidade, é uma seccional da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), a qual foi fundada em 19 de dezembro de 1935, em Porto Alegre, por 114 jornalistas e intelectuais, tendo como seu primeiro presidente Erico Verissimo. Sem caráter sindical, a entidade reúne profissionais da comunicação, integrando empregados, empregadores e autônomos. Além da valorização de toda a cadeia produtiva da comunicação, a ARI se destaca pela defesa da liberdade de imprensa e de expressão.


Na Serra Gaúcha, a ARI estabeleceu sua seccional em 28 de maio de 2003 por iniciativa da jornalista Juçara Tonet Dini (fundadora), com o apoio de outros 17 profissionais ligados à área da Comunicação. São fundadores da única unidade regional da ARI, com registro em ata, feito nas dependências da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias): Juçara Dini, Paulo Roberto Rodrigues, Luis Fernando Zanini, Vera Mari Damian, Guilherme Arruda, Paulo José Ruffato, Antonio Carlos Correa, Mara Suzana Santini, Arminda Bertuzzi, Paulo Renato Marques Cancian, Moacir Pedro Molon, Rosmeri T. Brogliato, Dhynarte de Borba e Albuquerque, Milton Siles Simas Jr., Marlei Teresinha Ferreira, Charles Tonet, Xênia Chemello e Marta Sfreddo.


Até hoje, a ARI Serra Gaúcha, com seu caráter de movimento e não sindical, foi presidida por cinco profissionais, que também integram o Conselho Superior: Juçara Tonet Dini, de 2003 a 2009; Paulo Cancian (in memoriam), de 2010 a 2016; Evandro Fontana, de 2016 a 2018; Andreia Fontana, de 2018 a 2021; e, em 3 de maio de 2022, assumiu como presidente a jornalista e professora Vania Marta Espeiorin, tendo como vice a jornalista Juliana Bevilaqua. A atual gestão vai de 2022 a dezembro de 2024.


Um dos principais objetivos da ARI Serra Gaúcha é promover ações de valorização da imprensa e que contribuam para o debate ético e fortaleçam a presença desse importante segmento da sociedade, que é a comunicação.

Uma das bandeiras sempre referendadas e erguidas em sintonia com a ARI Mãe é a defesa do diploma para o exercício profissional da comunicação, seja no Jornalismo, na Propaganda e Publicidade, nas Relações Públicas, na Fotografia, no Marketing e em outras áreas afins. As questões de emprego e renda, saúde, bem-estar e demais demandas envolvendo a atuação dos profissionais da comunicação acompanham o movimento desde suas origens, assim como a reverência à trajetória de quem contribui para contar e registrar a história da sociedade regional.


Um dos reconhecimentos fundamentais estabelecidos pela Ari Serra Gaúcha nesse âmbito é, sem dúvida, o Troféu Ari Serra Gaúcha, que acontece anualmente desde 2008.


CONHEÇA AS DIRETORIAS DA GESTÃO 2022-2024 COM SEUS INTEGRANTES:


Presidente: Vania Marta Espeiorin

Vice-presidente: Juliana Bevilaqua


1.Assessoria da Presidência (ou Secretaria geral / Secretaria executiva): Alessandra Muraro, Lisiane Zago

2.Cultura: Adriana Silva, Beverli Rocha, Camila Ruzzarin, Fabiano Finco, Janaína Silva, Miguel Brambilla, Rubia Frizzo, Valquiria Vita

3.Eventos: Lisete Oselame, Cristiane Postingher da Fonseca Zanette, Giovana Schmitt, Odinha Peregrina, Rogério Aver Pizzolato

4.Ensino: Adriana Antunes, Camila Cornutti, Jacob Raul Hoffmann, Eduardo Borile Júnior

5.Regional: Maicon Rech, Maria Fortuna, Rogério Portolan, Viviane Somacal

6.Digital: André Tajes, Julio Soares, Luciane Modena, Maurício Fischer Costa, Rafaela Daros, Fábio Carnezella

7.Inovação: Cleberson Portella, Lucas Guarnieri, Marta Guerra Sfreddo, Oli Paz, Alex Schneider e Ricardo Dini

8.Relações com a Comunidade e Institucionais: Andreia Fontana, Fabiana de Lucena, Juliano Flores

9.Política Ambiental e saúde: Rosa Ana Bisinella, Guilherme Fadanelli, Valéria Pinto, Vera Damian.


Saiba mais sobre a ARI Serra Gaúcha:

E-mail: ariserragaucha@gmail.com | Facebook: https://m.facebook.com/AriSerraGaucha/ |

Instagram: @ariserragaucha

1 visualização0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page