top of page

Fundadora da Ari Seccional Serra Gaúcha será homenageada com a Medalha Alberto André




Criada em 2017, a Medalha Alberto André da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) valoriza as pessoas que contribuíram no Jornalismo ao longo da carreira, além de profissionais que foram revelados recentemente. Desde 2022, a solenidade é realizada em 7 de abril, Dia do Jornalista.


E este ano conta com uma homenageada muito especial para a Ari Serra Gaúcha: umas das fundadoras, Juçara Dini. Nossa querida Juca se destaca pela atuação em diversos veículos de comunicação no Estado, tanto em radiojornalismo como na mídia impressa. Juçara também tem percorrido um caminho talentoso na assessoria de imprensa. Em 1984, fundou a Dinâmica Conteúdo Inteligente, empresa focada em Inbound Marketing e Assessoria de Imprensa. Ela que já foi presidente da nossa Ari Serra Gaúcha e hoje faz parte do conselho superior.



Juca em outro momento especial: quando recebeu o Título de Cidadã Emérita de Caxias do Sul


Além da Juçara, outros nove profissionais vão receber o prêmio, marcado para as 10h do dia 9 de abril, na sede da ARI em Porto Alegre. Entre eles: André Silva: colunista olímpico em GZH. Esteve nas coberturas de quatro Olimpíadas (Pequim, Londres, Rio e Tóquio) e cinco Jogos Pan-Americanos (Rio-Guadalajara-Toronto-Lima e Santiago).


Armando Burd: foi colunista e editor-chefe de diversos veículos gaúchos. Hoje é apresentador do Programa Manhã RDC, da RDC TV.


Cristiane Finger: doutora pelo PPGCOM/ Famecos-PUCRS. Jornalista diplomada pela Faculdade de Comunicação Social (FAMECOS-PUCRS), professora titular do Curso de Jornalismo da FAMECOS-PUCRS, nas disciplinas de Telejornalismo.


Fabio Berti: atualmente é diretor de Marketing Institucional e Comunicação Digital do Tribunal de Justiça do RS e implantou o projeto de convergência midiática no judiciário gaúcho.


Gabriel Costa Silveira: jornalista multimídia e repórter de televisão na RBS TV desde janeiro de 2022, sendo responsável pela cobertura na região do Vale do Taquari.


Guilherme Kolling: editor-chefe do Jornal do Comércio há seis anos e meio. Entre 2008 e 2012, foi editor de Política do JC. Deixou o jornal para uma temporada de estudos em Madri, na Espanha, onde morou por um ano.


Maria Luiza Benitez: cantora, compositora, atriz, mestre de cerimônias, radialista, apresentadora de TV e historiadora com pós-graduação em história do Rio Grande do Sul.


Michele Limeira: jornalista e funcionária pública estadual. Atua na área de comunicação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul há 15 anos. Foi diretora da TV AL.


Vilmar da Rosa: iniciou a jornada profissional em um estúdio de fotografia aos 15 anos, ele cresceu para se tornar um fotógrafo renomado, dedicando quase 30 anos ao Jornal do Comércio.


Os profissionais destacados foram cuidadosamente selecionados pelos diretores e conselheiros da entidade. Todos com relevantes serviços prestados e reconhecida trajetória na Comunicação do Rio Grande do Sul.


A premiação presta tributo ao legado do jornalista, professor, advogado, político e escritor Alberto André, que presidiu a ARI por 34 anos.



Quem é Juçara Tonet Dini

Juçara Tonet Dini, 65 anos, casada com Silvio Matthes Dini, dois filhos, três netos, residente em Caxias do Sul, é jornalista formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, tendo se especializado em Psicologia Organizacional, Terapia Familiar Sistêmica e Teologia, entre outras formações.

 

Com 44 anos de atuação no exercício do jornalismo, é empresária da comunicação, consultora, e atualmente exerce a função de Diretora Nacional no TeachBeyond Brasil, organização cristã de educação transformadora, papel que assume desde 2016. Nos seus sete anos nesta função, coordena, juntamente com a sua diretoria e equipes de trabalho, um total de mais de 100 Programas, Serviços, Parcerias,e Projetos.

 

Atuando em diversos veículos de comunicação no Estado, tanto em rádiojornalismo como na mídia impressa, Juçara Tonet Dini fundou, em 1984, a Dinâmica Conteúdo Inteligente, empresa focada em Inbound Marketing e Assessoria de Imprensa. Valores pessoais como humildade, amor e elegância nortearam seus40 anos no mercado. Nesse período, a Dinâmica já editou mais de 3.500 publicações, prestando atendimento a mais de 900 clientes em sua história, e realizando 4000 diagnósticos relativos ao planejamento estratégico de comunicação.

 

Como resultado, a Dinâmica Conteúdo Inteligente, contabiliza cerca de R$ 6 bilhões de reais como ganho editorial de mídia espontânea aos seus clientes. Ao longo de sua trajetória, contou com a colaboração de mais de 400 profissionais da área, tanto na sede em Caxias do Sul como em Porto Alegre.

 

Juçara Tonet Dini foi diretora da empresa até 2017, onde atuou no gerenciamento de organizações e projetos, mostrando grande aptidão na resolução de conflitos e administração de equipes,e ainda na busca de resultados e no encorajamento às equipes. Hoje, a Dinâmica é liderada pelos filhos, o jornalista e Ceo Ricardo Tonet Dini, e a coordenadora administrativa, psicóloga Júlia Tonet Dini Ferreira.

 

Em sua vida profissional contribuiu com diversos veículos impressos do Estado, como o "Jornal de Caxias" e o Jornal "Pioneiro", bem como responsável pelos conteúdos do Jornal do Comércio da Serra, da Companhia Jornalística J.C.Jarros, Sucursal do Jornal do Comércio de Porto Alegre, em Caxias do Sul, de 1982 até 1988, entre outros veículos.

 

A jornalista também já atuou em redes de rádio e televisão como a Rede AM de Radiodifusão, então Rádio Independência, em Caxias do Sul, Rádio Pampa FM, Rádio Caiçara AM, Televisão Pampa Canal 4, e também na Rádio Caxias.

 

Além disso, Juçara Tonet Dini é fundadora do primeiro jornal de bairro da cidade de Caxias do Sul, jornal “O Pellegrino”. Ela também foi editora de diversas publicações empresariais, além da edição de sete livros corporativos, contribuindo decisivamente para a história do jornalismo empresarial do Rio Grande do Sul.

 

No TeachBeyond Brasil, conta atualmente com cerca de 110 professores, colaboradores e missionários mobilizados pela jornalista, bem como 23 participantes em Projetos Transculturais. Ademais, são 375 voluntários, 4019 aprendizes, 33 membros da Assembleia Geral, 23 brasileiros no exterior e centenas de professores capacitados pela equipe.

 

A empresária também marca presença na vida comunitária de Caxias do Sul e região como fundadora da Associação Riograndense de Imprensa na Serra Gaúcha, onde exerceu a função de presidente de 2003 até 2010,e atualmente sendo membro do Conselho de Honra.

 

Juçara Tonet Dini também foi membro do Núcleo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, além de exercer cargo de Diretora e Coordenadora de Comunicação e Marketing da CIC, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, de 2003 a 2015;

 

Dentre os destaques recebeu diversos prêmios, a exemplo do Título de Cidadã Emérita de Caxias do Sul, por parte da Câmara de Vereadores; do Prêmio JaberJuabre como Melhor Assessoria de Imprensa para o Sistema Unimed de Brasília em 1995. Em 2011, Juçara Tonet Dini foi ganhadora do Troféu Ari Serra Gaúcha em Assessoria de Imprensa e Comunicação Organizacional. Mais tarde, em 2013, a jornalista também foi eleita Embaixadora do Turismo de Caxias do Sul.

 

 

 

 

 


10 visualizações0 comentário

Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page