Na Tribuna Livre da Câmara, a presidente da seccional da Associação Riograndense de Imprensa na região, Vania Marta Espeiorin, e a vice-presidente, Juliana Bevilaqua, listaram diversas iniciativas que a atual gestão (2022-2024) promoveu por meio das nove diretorias em reconhecimento aos profissionais da área, no combate à desinformação e em termos de aprimoramento para o setor
A Associação Riograndense de Imprensa – Seccional Serra Gaúcha (ARI Serra Gaúcha/SG) marcou presença na Tribuna Livre do Parlamento caxiense para fazer uma prestação de contas das ações promovidas pela atual gestão desde maio de 2022 até o momento. Manifestaram-se pelo movimento, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (27/11), a presidente Vania Marta Espeiorin e a vice-presidente Juliana Bevilaqua. As jornalistas ressaltaram os esforços da ARI SG no sentido de valorizar, reconhecer e unir a categoria; de lutar contra a desinformação; e de defender melhores condições de trabalho e permanente qualificação dos processos comunicativos e do setor para, cada vez mais, informar e apresentar conteúdos que atendam às demandas da comunidade.
Ao agradecer o apoio dos vereadores da atual legislatura (2021-2024) em relação às ações da seccional, braço da ARI da Capital, conduzida pelo jornalista José Nunes, a presidente Vania considerou a função social desempenhada pelos profissionais da área e pela ARI SG. “Comunicar, antes de tudo, é viver. Que as palavras que nós, comunicadores, escolhermos em nosso fazer sejam bem compreendidas, marcando história e ajudando a transformar e a melhorar a vida da nossa comunidade”, afirmou a presidente da seccional, expressando admiração e também agradecimentos a todos os atuais diretores do grupo.
“Um dos principais objetivos da ARI Serra Gaúcha é promover ações de valorização da imprensa e que contribuam para o debate ético e fortaleçam a presença desse importante segmento da sociedade, que é a comunicação”, complementou Juliana, citando que um dos grandes eventos promovidos pela entidade desde 2008 é o Troféu Ari Serra Gaúcha, o qual distingue o trabalho dos profissionais da área e, desde 2022, está com a entrega regionalizada, configurando-se como uma das iniciativas da atual gestão. As demais ações que as dirigentes mencionaram durante o pronunciamento podem ser conferidas logo abaixo.
Na segunda etapa da Tribuna Livre, os vereadores parabenizaram o trabalho dos integrantes da ARI SG. “Agradecemos pelos esclarecimentos e pelos debates que vocês fazem com a comunidade. Vemos que estão cada vez mais se aprimorando e isso é importante para nós”, avaliou o vereador Renato Oliveira (PCdoB), 2º vice-presidente da Câmara e parlamentar que conduziu a plenária desta quarta-feira.
Os legisladores também sugeriram ao movimento intensificar a luta para coibir a produção e a disseminação de fake news e para qualificar ainda mais o setor da comunicação. Manifestaram-se por suas bancadas os parlamentares Felipe Gremelmaier/MDB, Velocino Uez/PRD, Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS, Olmir Cadore/PSDB, Zé Dambrós/PSB, Lucas Caregnato/PT e Rafael Bueno/PDT.
Na plateia, diretores da ARI SG acompanharam a sessão. Entre eles: a coordenadora de Comunicação da prefeitura de Caxias do Sul, Fabiana de Lucena; a diretora da Rádio Solaris, Maria Teresa Fortuna; a proprietária da Legado – Histórias de Vida, Valquíria Vita; a coordenadora da TV Câmara Caxias, Rafaela Daros; o também jornalista da TV Câmara Caxias Fábio Carnesella; e a relações-públicas do Legislativo caxiense Cristiane Postingher da Fonseca.
AS AÇÕES DIVULGADAS
A seguir, ações que as dirigentes mencionaram durante o pronunciamento na Tribuna Livre da Câmara:
1) Regionalização da entrega do Troféu ARI Serra Gaúcha: A distinção nasceu de uma parceria da ARI SG com a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) e ganhou vida por meio de iniciativa da jornalista e fundadora da ARI Serra Gaúcha, Juçara Dini, na gestão do presidente Milton Corlatti à frente da CIC (2008-2011). De 2008 até hoje, 154 profissionais da comunicação receberam o prêmio pela relevante trajetória e contribuição social no exercício de sua atividade. Dentro do planejamento estratégico da seccional para o atual mandato, esteve a regionalização da entrega do Troféu, que se efetivou em 2022, em Bento Gonçalves, com apoio do CIC-BG. A iniciativa seguiu em 2003, em Flores da Cunha, com parceria do Centro Empresarial de Flores da Cunha, e, neste ano de 2024, a CIC de Antônio Prado foi parceira e o reconhecimento foi concedido a nove profissionais, em uma cerimônia no Clube União, no município pradense.
2) Retomada do ARI Dialoga, com a realização de três encontros gratuitos e abertos à comunidade, abordando saúde mental, inteligência artificial e mudanças climáticas. Os painelistas participaram de forma voluntária e, por isso, a entidade ratificou agradecimentos.
3) Comemorações dos 20 anos da ARI SERRA GAÚCHA, através de distintas ações, como:
– Conquista do título de Cidadã Emérita para nossa fundadora, Juçara Dini, a partir de proposição do vereador Felipe Gremelmaier/MDB e anuência do plenário;
– Conquista da maior distinção concedida por esta Casa: o Prêmio Caxias do Sul. Este reconhecimento pelas duas décadas de nossa ARI Serra Gaúcha foi indicação da vereadora, jornalista, relações-públicas e atual presidente Marisol Santos;
– Realização do Jantar da Comunicação, no Grêmio Esportivo Gianella, que reunindo mais de 200 profissionais e familiares, num clima de reencontro, lembrança e amizades. Foi bonito ver em confraternização quem costuma promover, cobrir ou acompanhar as atividades realizadas por outras instituições. Nessa ocasião, também houve um reconhecimento especial aos fundadores.
4) Atuação em entidades e ações comunitárias: no Conselho Municipal do Desporto, com os diretores Beverli Rocha e Lucas Guarnieri; e no Mobi Caxias, com o Oli Paz. Também estamos participando ativamente da escolha da Comissão Especial da Câmara Municipal de Flores da Cunha que Certifica Atletas e Paratletas Destaques do Ano no município. E nossa representante nessa Comissão é a jornalista Ale Muraro, que integra a Assessoria da Presidência da secccional;
5) Painel sobre a Imprensa e a Festa da Uva, tendo como palestrante nosso diretor de Relações com a Comunidade e Institucionais, Juliano Flores.
6) Fortalecimento das redes sociais: instagram @ariserragaucha e facebook ARI Serra Gaúcha.
7) Criação do site: como grande contribuição desta gestão, colocamos no ar e estamos deixando ativo o site da ARI Serra Gaúcha, tendo a jornalista Rafaela Daros na organização e como editora. Para acessar: www.ariserragaucha.com.br
8) Conquistas de nossos profissionais: trazemos para Caxias do Sul a conquista do título de Assessora de Imprensa do Ano de 2023, para a jornalista Adriana Silva, da Adri Silva Agência de Conteúdo; e também tivemos outra indicação da Serra para esse título, que foi a jornalista Rosa Ana Bisinella. Outra honraria que comemoramos foi para nossa fundadora Juçara Dini, que recebeu neste ano de 2024 a Medalha Alberto André, concedida pela ARI da Capital. É um reconhecimento às pessoas que contribuíram e contribuem para o Jornalismo.
9) Parcerias em eventos e inciativas de outras entidades: estivemos na parceria de eventos voltados à profissionalização de jovens da cidade e do campo; e atuamos na difusão de temas ligados à comunicação, como a Semana Municipal da Comunicação, promovida pela Câmara Municipal de Caxias do Sul 2022, tendo nossos diretores como painelistas e debatedores) e o Seminário de Combate às Fake News nas eleições 2022. “Queremos agradecer esta legislatura, que muito tem nos apoiado, tanto através dos presidentes e vereadores, como das coordenações de comunicação. Fazemos questão de saudar o presidente em 2021, Velocino Uez, com o coordenador Tales Armiliato; a presidente Denise Pessôa, em 2022, com o coordenador Gabriel Lain; o presidente Zé Dambrós, novamente com o Tales na coordenação; e, atualmente, a presidente Marisol, com o coordenador Marcelo de Gregori”.
10) Em sintonia com a ARI da Capital: Também demarcamos posição em campanhas encabeçadas pela ARI Mãe, como a batalha pelo diploma de jornalistas, a luta por mais respeito aos profissionais da comunicação e o combate à desinformação. Temos mantido um diálogo com a ARI Mãe, apoiando as iniciativas que nascem de Porto Alegre e se estendem para o interior. Ainda somos presença em juris de concursos e prêmios promovidos por nossa mantenedora, como o de Assessoria de Imprensa e o Prêmio ARI Banrisul de Jornalismo.
11) Seminário: No combate à desinformação, promovemos, neste ano eleitoral de 2024, “O poder de duvidar: seminário de combate à desinformação", em conjunto com o Cartório Eleitoral de Caxias, na pessoa do chefe de Cartório Edson Borowski, sob designação do presidente do TRE-RS, desembargador VOLTAIR DE LIMA MORAES, para palestrar em nome da instituição; nossas painelistas Juliana Bevilaqua e Valquiria Vita; e, em especial, nossos então prefeituráveis: prefeito Adiló Didomenico, deputada federal Denise Pessôa; e os vereadores Felipe Gremelmaier e Maurício Scalco.
12) ARI Serra na Comunidade: colocamos em prática o projeto ARI Serra na Comunidade, realizando oficinas na área de comunicação para crianças e adolescentes atendidos pelo Murialdo Santa Fé; participando da Campanha Beneficente Bazar Nadino, promovida pela Famur em benefício de criança e adolescentes do Murialdo Santa Fé (Junho/22); e de doações a atingidos pelas enchentes.
13) Parceria com Recreio Cruzeiro: selamos uma forte parceria com o Recreio Cruzeiro, por meio de nossa diretora Odinha Peregrina, e que também recentemente recebeu desta Casa o título de Cidadã Emérita, por meio de proposta do vereador Lucas Diel aprovada por unanimidade deste plenário. No caso da parceria com o Recreio Cruzeiro, foi estabelecida com o então presidente Theodoro Müller e a esposa Fabi, para que nossos encontros de abertura das atividades anuais ocorram no clube.
14) Convívio com instituições: também procuramos manter bom trânsito junto às entidades representativas e, nesse sentido, fizemos visitas institucionais, por exemplo, ao Executivo, ao Legislativo e à CIC Caxias. E marcamos presença em diversos eventos de outras entidades, como no lançamento do Roteiro Passo do Vinho, na Homenagem do Legislativo pelos 30 anos do Curso de Jornalismo da UCS (em junho de 2022), entre tantos outros.
SAIBA MAIS SOBRE A ARI SERRA GAÚCHA (ARI SG):
A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) foi fundada em 19 de dezembro de 1935, em Porto Alegre, por 114 jornalistas e intelectuais, tendo como seu primeiro presidente Erico Verissimo. Sem caráter sindical, a entidade reúne profissionais da comunicação, integrando empregados, empregadores e autônomos. Além da valorização de toda a cadeia produtiva da comunicação, a ARI se destaca pela defesa da liberdade de imprensa e de expressão. Na Serra Gaúcha, a ARI estabeleceu sua seccional em 28 de maio de 2003 por iniciativa da jornalista Juçara Tonet Dini (fundadora), com o apoio de outros 17 profissionais ligados à área da Comunicação.
A ARI Serra Gaúcha é a única unidade regional da entidade e, até hoje, foi conduzida por quatro profissionais: Juçara Tonet Dini, de 2003 a 2009; Paulo Cancian (in memoriam), de 2010 a 2016; Evandro Fontana, de 2016 a 2018; Andreia Fontana, de 2018 a 2021; e, oficialmente, em 3 de maio de 2022, assumiu Vania Marta Espeiorin, como presidente e Juliana Bevilaqua como vice.
DIRETORIA DA ARI SERRA GAÚCHA (Gestão 2022-2024)
Presidente: Vania Marta Espeiorin
Vice-presidente: Juliana Bevilaqua
1.Assessoria da Presidência: Alessandra Muraro e Lisiane Zago
2.Cultura: Adriana Silva, Beverli Rocha, Camila Ruzzarin, Fabiano Finco, Janaína Silva, Miguel Brambilla, Rubia Frizzo e Valquiria Vita
3.Eventos: Lisete Oselame, Cristiane Postingher da Fonseca, Giovana Schmitt, Odinha Peregrina e Rogério Aver Pizzolato
4.Ensino: Adriana Antunes, Camila Cornutti, Jacob Raul Hoffmann e Eduardo Borile Júnior
5.Regional: Maicon Rech, Maria Fortuna, Rogério Portolan e Viviane Somacal
6.Digital: André Tajes, Fábio Carnesella, Julio Soares, Luciane Modena, Maurício Fischer Costa e Rafaela Daros
7.Inovação: Cleberson Portella, Lucas Guarnieri, Marta Guerra Sfreddo, Oli Paz, Alex Schneider e Ricardo Dini
8.Relações com a Comunidade e Institucionais: Andreia Fontana, Fabiana de Lucena e Juliano Flores
9.Política Ambiental e Saúde: Rosa Ana Bisinella, Guilherme Fadanelli, Valéria Pinto e Vera Damian
Conselho Superior: Juçara Tonet Dini, Evandro Fontana, Juliano Flores, Andreia Fontana, Odinha Peregrina, Jacob Raul Hoffmann, Juliana Bevilaqua e Vania Marta Espeiorin.
Acompanhe a íntegra da Tribuna Livre da Câmara com integrantes da ARI Serra Gaúcha:
Comments